“tu não podes continuar assim”

“tu não podes continuar assim”

“tu não podes continuar assim” 1688 1125 Ana Monção

É um alerta claro

O nosso corpo diz: “tu não podes continuar assim”

Permanentemente cansado? No trabalho está menos concentrado, menos produtivo, dorme mal, todas as tarefas lhe parecem sem interesse ou sentido, terrívelmente difíceis de executar, mesmo se aparente e objectivamente pouco complexas ou difíceis? Pode estar a iniciar um “burn-out” ou “síndrome de esgotamento profissional”.

Sofrimento psíquico, sintomas físicos

Antes mesmo de tomar consciência do que se passa, o seu corpo envia sinais que não deve ignorar. O burn-out altera o sistema imunitário e cardio-vascular que se tornam menos resistentes. Consequências: dores de cabeça, dores musculares, vertigens, mais infecções (estados gripais mais frequentes, inflamações gastro-intestinais)….

Aprenda a reconhecer e respeitar os seus limites

Você puxa para além dos seus limites, o corpo diz-lhe: ” Não podes continuar assim”. E começa a falhar, a pedir repouso, a lentificar como auto-defesa. O problema é que você entra em sofrimento.

O que fazer?

  • Faça um despiste médico para ter a certeza que o seu problema é, realmente, um síndrome de esgotamento profissional; 2. Faça um despiste psicológico rápido; 3. Perceba, em auto-reflexão, o que está mal; 4. Procure ajuda se não conseguir ultrapassar sozinho, não deixe avolumar.

Como? Dir-lhe-emos como em próximos posts.

%d bloggers like this: