SMELLS LIKE TEEN SPIRIT: a história de um hino da juventude

SMELLS LIKE TEEN SPIRIT: a história de um hino da juventude

SMELLS LIKE TEEN SPIRIT: a história de um hino da juventude 1280 720 Ana Monção

SMELLS LIKE TEEN SPIRIT

a história de um hino da juventude

“Teen Spirit” é geralmente interpretada como sendo um hino de revolução da juventude, interpretação reforçada pelo seu vídeo musical (ouvir abaixo neste post). Durante a discussão da canção, na biografia de Michael Azerrad Come as You Are: The Story of Nirvana, Cobain revelou que sentia um dever de “descrever o que sentia à minha volta, da minha geração e das pessoas da minha idade”.

Composta por Kurt Cobain, Dave Grohl e  Krist Novoselic, Smells Like Teen Spirit levou o Nevermind para o topo das tabelas de vendas no início de 1992, sendo frequentemente citado como o momento em que o rock alternativo atingiu o status de mainstream.

Cobain deu a ideia para o título da canção após a sua amiga Kathleen Hanna, na altura vocalista da banda riot grrrl punk Bikini Kill, ter escrito com spray “Kurt Smells Like Teen Spirit” na sua parede. Como tinham estado a discutir temas como anarquismo, punk rock, entre outros, Cobain interpretou o slogan como possuindo um significado revolucionário. Contudo, o que Hanna na verdade pretendia dizer era que Cobain cheirava a um desodorizante chamado Teen Spirit, que a sua então namorada Tobi Vail usava. Cobain afirmou mais tarde que não fazia ideia que era uma marca de desodorizante até descobrir meses depois do single ter sido lançado.

(in Wikipedia, excerto da entrada Smells Like Teen Spirit)

%d bloggers like this: