Rollo May: The Human Dilemma (O Dilema Humano)

Rollo May: The Human Dilemma (O Dilema Humano)

Rollo May: The Human Dilemma (O Dilema Humano) 300 500 Ana Monção

Ver Video The Human Dilemma

the-purpose-of-psychotherapy-is-to-set-people-free-quote-1

 

“Anxiety is associated with creativity” (Rollo May)

No video The Human Dillema (O Dilema Humano), Rollo May (psicoterapeuta humanista, existencialista) discute vários dos temas centrais da sua obra, tais como o da função da ansiedade na existência humana que define como “a apreensão suscitada por uma ameaça a algum valor que o indivíduo considera como essencial à sua existência” ou, citando Kierkegaard como “… a vertigem da liberdade”.

O interesse de May pelo isolamento e pela ansiedade desenvolveu-se em particular depois da sua estadia num sanatório quando contraiu tuberculose. Os seus próprios sentimentos de despersonalização e isolamento, bem como o facto de ter presenciado outros a lidar com o medo e com a ansiedade deram-lhe informação importante sobre o tema.

Concluiu que a ansiedade que experimentamos, em grau adequado, no quotidiano- face a uma separação, uma guerra, uma tomada de decisão, etc – é essencial para o crescimento de um indivíduo e que, de facto, contribui de forma criativa e essencial para o que significa ser humano. Trata-se de uma forma através da qual os seres humanos fazem uso da sua liberdade para viver uma vida digna, conferindo-lhes a opção de agir corajosamente por oposição a conformarem-se a viver confortáveis. Esta luta dá, na realidade, aos indivíduos a oportunidade de viver a vida no seu máximo.

%d bloggers like this: