QUEM ESCOLHEMOS AMAR?

QUEM ESCOLHEMOS AMAR?

QUEM ESCOLHEMOS AMAR? 500 435 Ana Monção

QUEM ESCOLHEMOS AMAR?

UM GRUPO TERAPÊUTICO SOBRE AS NOSSAS ESCOLHAS AMOROSAS

Todos nós escolhemos (ou pensamos escolher) quem queremos amar.

Mas são as nossas escolhas totalmente livres? Ou tendemos a escolher os nossos parceiros segundo padrões que desconhecemos? E essa escolha conduz-nos à felicidade ou infelicidade? Por que razão escolhemos esta pessoa e não uma outra?

OBJECTIVOS:

Este workshop tem como objectivo tornar-nos mais consciente das nossas escolhas individuais nas relações amorosas, com vista a torná-las melhores, mais bem conseguidas.

São fornecidos instrumentos que nos permitirão

–   tornarmo-nos mais conscientes do que somos e do que nos faz feliz no amor

– comunicar mais claramente as nossas emoções e perceber melhor as emoções que nos são transmitidas pelo outro

– dramatizar situações da nossa vida amorosa que gostaríamos de ver esclarecidas.

METODOLOGIA

O trabalho integra as teorias e técnicas subjacentes às dinâmicas de grupo designadas habitualmente como Grupos de Encontro.

A certificação das formadoras em várias áreas de dinâmica grupal permite propor nesta Formação várias modalidades de interação em grupo.

A originalidade e a eficácia desta proposta resultam da experiência, vivida por cada participante, da relação combinada de 3 tipos de intervenção diferentes, a saber:

  1. Grupo de encontro – É uma forma de treino em grupo em que os participantes aprendem sobre si próprios (e sobre a dinâmica de pequenos grupos) por meio da interação entre si. Sob a orientação de um facilitador são encorajados a partilhar as reações/emoções que surgem entre os participantes. Através desta dinâmica cria-se um novo paradigma de funcionamento que irá ser transposto para a vida relacional do individuo, no âmbito social, profissional, familiar, permitindo a resolução de conflitos;
  2. Arte-terapia – Trabalho multi-expressivo através de mediadores diversos, nomeadamente do domínio da expressão plástica; permite aceder a conteúdos subjacentes que interferem negativamente nas atividades e produtividade diárias; favorece o trabalho em equipa e a expressão individual, aumentando a eficácia e produtividade pessoal;
  3. Psicodrama – Representação de situações amorosas ou outras significativas. Deste modo os participantes podem reviver essas situações a fim de ajustar comportamentos e adotá-los num futuro de forma mais harmoniosa;
  4. Treino de Identificação de Emoções – um dos aspectos mais importantes da comunicação é ouvir o que não está a ser dito ou, por outras palavras, ouvir as emoções subjacentes às palavras. Através de vários exercícios em grupos de 2 ou mais participantes, aprendemos a identificar não só o impacto emocional do que nos é dito, como a compreender o que se esconde por detrás daquilo que nos dizem.

MODO DE FUNCIONAMENTO

Grupo de Encontro, Arte-Terapia, Psicodrama e Treino de Identificação de Emoções sucedem-se como sessões diferentes, cada uma tendo lugar de 15 em 15 dias e cuja duração dependerá do nº de participantes (máximo 10 por grupo). A duração aproximada será de 1h30mn a 2h.

O pagamento efectua-se cada início de mês, para um conjunto de 2 sessões/. A ausência às sessões é da responsabilidade individual e não implica devolução.

Terapeutas: Ana Monção e Helena Correia

%d bloggers like this: