O comportamento não verbal do psicoterapeuta e do paciente durante as sessões

O comportamento não verbal do psicoterapeuta e do paciente durante as sessões

O comportamento não verbal do psicoterapeuta e do paciente durante as sessões 869 540 Ana Monção

O comportamento não verbal do psicoterapeuta

e do paciente durante as sessões

Alguns trabalhos de investigação têm colocado em destaque a importância do comportamento não verbal em situações terapêuticas, havendo mesmo uma tentativa de distinguir grupos nosológicos (com atenção particular dada à depressão, esquizofrenia e autismo infantil) por comportamentos não verbais específicos.

Sem querer alongar-me na referência à literatura sobre o assunto, citaria a investigação de Frey (1980). Tendo desenvolvido este estudo com o intuito de observar a interacção não verbal entre terapeutas e clientes depressivos, em diferentes fases do processo terapêutico, chegou à conclusão, pela análise da posição sagital da cabeça do médico na 1.” entrevista – inclinação para cima ou para baixo da cabeça em relação ao peito -, de que os médicos baixam mais a cabeça quanto mais consideram que o estado depressivo do paciente é grave. Ou seja, a avaliação pelo médico do estado depressivo do paciente reflecte-se na posição sagital da sua cabeça.

Outro dado não menos curioso: foi mais difícil diferenciar o comportamento não verbal do paciente e do terapeuta através da variável TSM (Time Spent on Moving) – tempo total consagrado à gestualidade – do que através da variável CBM (Complexity of Body Movement) – em que medida as diferentes partes do corpo estão simultaneamente implicadas no movimento -, esta uiltima mais influenciada pelo estado depressivo.

Segundo um outro estudo, este de Bahnson (1980), a movimentação das pernas do terapeuta e cliente em posição simétrica ou paralela  ocorre quando comunicam bem e sem restrições.”

In Ana Monção , “Espaço Terapêutico e Transições Linguisticas”, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.” 11, Lisboa, Edições Colibri, 1998, pp. 107-125

%d bloggers like this: