As criaturas e os nus de Susana Duarte: a voz de uma geração nos twenties

As criaturas e os nus de Susana Duarte: a voz de uma geração nos twenties

As criaturas e os nus de Susana Duarte: a voz de uma geração nos twenties 761 591 Ana Monção

As criaturas e os nus de Susana Duarte

a voz de uma geração nos twenties

A minha geração vive com o coração nas mãos. Acontece uma desistência e vamos para a fila.
Com rendas para pagar, sem pé de meia, sempre com o coração nas mãos, sem confiança em nada… Sentimo-nos perdidos.

A Susana Duarte está no início dos seus twenties e foi aluna em Desenho na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Já acabou, com muita pena dela porque estava a gostar.

Tive boas notas. O que faço agora?

Deram-lhe um canudo e disseram-lhe “Faz-te à vida”. E foi o que a Susana fez, hoje a trabalhar durante a quarentena em teletrabalho nas telecomunicações, o que sabe ser provisório. Com um computador à frente, fala inglês o dia todo.

Todos a trabalhar noutras áreas, não é o que desejávamos, para lá ficamos

A questão para a Susana – que ela está já a pensar remediar, só quer apanhar a energia do pós-quarentena – é que, quando se fez à vida, deixou parcialmente de lado o que a faz feliz – desenhar e pintar.

Agora a arte para mim é um hobby, com muita pena minha

Estou a sacrificar aquilo que desejo para ver se conservo o meu pequeno lugar. A tentar ajudar mas não me estou a ajudar a mim própria.

É o peso do unknown, o medo do futuro

A sua mensagem para os teens é, basicamente, positiva e realista – “Tem de ser. Vai ficar tudo bem, todos a usar máscaras, um dia de cada vez” – , mas é “para não puxar os outros para baixo”. Lá dentro, confessa, “às vezes, custa ser positivo”.

Viver um dia de cada vez, tudo é incerto

Ancorada na realidade e a lutar apesar de uma sensação de insegurança pelo futuro, nostálgica pelos bons tempos da faculdade, vale-lhe em muito o desenho e pintura na quarentena “já que temos mais tempo”.

Alan Lee, ilustrador dos livros do Tolkien (The Lord of the Rings Sketchbook, 2005), é uma das suas grandes referências, a par de Tony Sandoval (banda-desenhista e cenógrafo) e da Arte Conceptual.

No domínio cinematográfico cita os realizadores Guillermo del Toro (The Shape of Water, Pan’s Labyrinth) e Wes Anderson (Moonrise Kingdom, The Grand Budapest Hotel) e entusiasma-se: “Este realizador tem algo de especial, tem. Desde as simetrias, cores, enquadramentos, todos os filmes são detalhados, é mesmo uma experiência, são mesmo para sentir”.

Os desenhos da Susana Duarte também são para sentir e experienciar, não têm título: “Quero que sejam apenas uma experiência visual. Aquilo que lá está, é o que é. Não quero que se deixem guiar pelo nome”. São ora estilizados, como os nus a carvão, ora cheios de detalhes e cores densas, conduzindo-nos a mundos de fantasia, onde se agitam polvos e criaturas sobrenaturais. Com estes desenhos somos transportados para um mundo alternativo, onde tudo é possível e as criaturas já têm expressão de personagens de futuros livros cujas capas a Susana também ilustra.

Se a Susana pensar que o Alan Lee ainda trabalha aos 72 anos, talvez o futuro lhe pareça uma estrada mais larga e radiosa. Afinal, se pensarmos bem, o que é que não é incerto?

O que mais lhe faz falta na quarentena é não poder sair, arejar, ir às lojas comprar maquilhagem, viajar, ir às bibliotecas requisitar livros, ficar horas e horas lá fora. Em casa fica-se demasiado tempo em conjunto, são 24 horas, “… até às vezes parece que andamos zangados”.

E depois há este pormenor que afecta todas as mulheres, eu sou solidária:

O meu eyeliner já secou há dois meses

Pela minha parte, prefiro teletransportar-me a ver os seus desenhos. Aqui, em slideshow (*mais no seu Instagram: @susananarato)

  1. A4+A4_GRAFITE_EM_PAPEL_2020
  2. A4+A4_LAPIS_DE_COR_EM_PAPEL_2020
  3. A4+A4_MARCADORES_LAPIS_DE_COR_EM_PAPEL_2020
  4. A4_MARCADORES_LAPIS_DE_COR_EM_PAPEL_2020
  5. A1_GRAFITE_EM_PAPEL2_2019
  6. A1_CARVAO_EM_PAPEL2_2019
  7. A1_CARVAO_EM_PAPEL4_2019
  8. A1_GRAFITE_EM_PAPEL_2019
  9. Pormenor do trabalho 4
  10. TINTA_ACRILICA_EM_CARTAO_2020
%d bloggers like this: